quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Sonho querido, venha me encontrar!

Uma boa noite... 
Como você descreveria? 

Eu descreveria o início dela com um banho morno, sabonetes cheirosos, toalhas macias! Depois o preparo de uma janta apetitosa, vá lá no inverno eu optaria por um creme, uma boa taça de vinho e uma boa companhia. Uma conversa solta, sem entraves, sem cobranças, sem delírios de rotinas diárias,  repleta de sorrisos soltos... Depois uma cama com lençóis cheirosos e macios e o encostar no ombro de alguém que te ampare e te diga: Boa Noite Querida! Então, seguem-se os sonhos que suavizam a alma e nos trazem paz!

Estou com saudades de noites assim...
Não ando as encontrando por completo, sigo com o banho, a janta, a conversa, o boa noite... E o sono? Ou ele não chega, ou vem repleto de pesadelos terríveis... Carros batendo, crianças a serem salvas, eu perdida em algum lugar sem poder fujir por problemas mecânicos de algum transporte. Sobressalto passou a ser meu maior companheiro noturno. Pareço querer pular do meu sonho e não dá, né?

Mas o que é isso? 

Stress pós traumático! 


"O transtorno do estresse pós-traumático (TEPT) pode ser definido como um distúrbio da ansiedade caracterizado por um conjunto de sinais e sintomas físicos, psíquicos e emocionais. Esse quadro ocorre devido à pessoa ter sido vítima ou testemunha de atos violentos ou de situações traumáticas que representaram ameaça à sua vida ou à vida de terceiros. Quando ele se recorda do fato, revive o episódio como se estivesse ocorrendo naquele momento e com a mesma sensação de dor e sofrimento vivido na primeira vez. Essa recordação, conhecida como revivescência, desencadeia alterações neurofisiológicas e mentais."


Você já ouviu falar? estou me sentindo quase um ex-combatente de alguma guerra devastadora. Estou em "revivência"... E que raio de revivência infernal, preferia meus antigos sonhos regado a afagos ou memórias doces de encontros com pessoas queridas e amadas, preferia os sonhos loucos, cheios de simbologia que me faziam questionar o mundo... Só que agora estou eu, presa num filme de terror de quinta tipo Freddy Krueger!

Nunca havia parado para realmente pensar no destino terrível que acomete quem passou por terríveis desgraças... Um estupro... Uma guerra... Ver algum ente querido sofrer algum tipo de violência... Um desastre natural que consuma vidas a sua frente... acidentes quaisquer com mortes... Como não reviver isso? Como esquecer? 

Vejo-me a questionar diariamente: Como me encontrar de novo com meus doces sonhos, meus desejos contidos, minhas doces memórias? Dizem alguns que ao se tirar o sonho de alguém, tira-se a vida.... Sei que usam "sonho" como desejo, objetivo de vida, mas penso que vale essa fala ao que o nosso inconsciente sempre nos tem a dizer: nossas verdades puras e límpidas sonhadas em noites bem dormidas.



"Matar o sonho é matarmo-nos. É mutilar a nossa alma. O sonho é o que temos de realmente nosso, de impenetravelmente e inexpugnavelmente nosso."

(Fernando Pessoa)

Desejo de hoje... Sonho querido venha de novo me encontrar!




Nenhum comentário:

Postar um comentário